O segmento de logística e todos os que trabalham neste setor
na área rodoviária têm de conviver com um equipamento obrigatório: o tacógrafo.
De camionistas a grandes operadores de logística, conhecer e possuir aptidão
para o manuseio dos tacógrafos é parte da formação e das prerrogativas do
próprio trabalho.
O que são os tacógrafos?
Os tacógrafos são instrumentos de aferição. Estes
equipamentos, hoje digitais, devem ser instalados nos veículos de transporte
rodoviários com a finalidade de medir e registar tempos e períodos de condução
e descanso dos motoristas.
Em Portugal, os veículos destinados ao transporte rodoviário de mercadorias e mesmo passageiros matriculados no país devem, desde 2006, possuir um tacógrafo instalado. Há exceções a esta regra, consoante o disposto no artigo 3.º do Regulamento (CE) n.º 561/2006, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de março e no artigo 2.º da Portaria n.º 222/2008, de 5 de março. Em resumo, o tacógrafo não se aplica a:
·
Veículos afectos ao serviço regular de
transporte de passageiros, cujo percurso de linha não ultrapasse os 50
quilómetros;
·
Veículos cuja velocidade máxima não ultrapasse
os 40 km/hora;
·
Veículos que sejam propriedade das forças
armadas, da protecção civil, dos bombeiros ou das forças policias ou alugados
sem condutor, quando o transporte for efectuado em resultado das funções
atribuídas a estes serviços e estiver sob o controlo destes;
·
Veículos, incluindo aqueles utilizados em
operações não comerciais de transporte de ajuda humanitária, utilizados em
situações de emergência ou operações de salvamento;
·
Veículos especializados afectos a serviços
médicos;
·
Veículos especializados de pronto – socorro
circulando num raio de 100 Km a partir do local de afectação;
·
Veículos que estejam a ser submetidos a ensaios
rodoviários para fins de aperfeiçoamento técnico., reparação ou manutenção, e
veículos novos ou transformados que ainda não tenham sido postos em circulação;
·
Veículos ou conjunto de veículos com massa
máxima autorizada não superior a 7,5 toneladas, utilizados em transportes não
comerciais de mercadorias;
·
Veículos comerciais com estatuto histórico de
acordo com a legislação do Estado-Membro em que são conduzidos, que sejam
utilizados para o transporte não comercial de passageiros ou de mercadorias;
Obrigações ao condutor
Não apenas a empresa ou o proprietário dos veículos sujeitos
à instalação do tacógrafo possuem obrigações legais. Também o motorista ou
condutor está sujeito a determinados procedimentos e habilitações.
A legislação comunitária em vigor obriga à renovação dos
cartões tacográficos, nomeadamente do cartão de condutor e do cartão de
empresa. Estes cartões têm uma validade de 5 anos, período após o qual devem
ser renovados. Os Cartões de centro de Ensaio devem ser revalidados anualmente.
A renovação dos cartões não é automática, devendo o pedido
ser feito junto de um balcão do IMT, a partir dos 60 dias anteriores ao termo
da data de validade e até 15 dias úteis antes dessa data.
O IMT disponibiliza imenso documento
que responde a uma série de dúvidas comuns dos condutores em relação ao
tacógrafo – uma leitura obrigatória.
Porquê cursar uma formação em tacógrafos?
Embora isto seja geralmente realizado por parte das
empresas, para fins de educar os seus motoristas e garantir a conformidade com
as normas do tacógrafo, uma formação nesta área é de utilidade para todos que
trabalham neste segmento.
As punições por desconformidades e desobediências aos
períodos máximos e mínimos de condução e descanso afetam a todos. Mesmo quando
as empresas assumem os custos resultantes de coimas e autuações, motoristas
parados podem ter o veículo e os documentos apreendidos e mesmo ter de pagar
coimas do seu próprio bolso nestas ocasiões.
As coimas relacionadas à não-conformidade com os períodos,
ou à ausência dos cartões, dos aparelhos e dos registos exigidos podem ser
pesadas. Mesmo pequenas distrações na calibragem e nos registos e leituras do
equipamento poderão sempre gerar coimas que, ainda que classificadas como
leves, criam inconvenientes para quem vive da estrada.
A formação em tacógrafos orienta os profissionais em relação
ao manuseio correto dos instrumentos, alerta para os erros e equívocos mais
comuns e os ensina a evitar ao máximo autuações e problemas por meio de rotinas
e práticas simples.