A HACCP é uma sigla amplamente utilizada em Portugal, mas não deriva de uma expressão na nossa língua. Esta sigla, na verdade, representa a expressão internacional Hazard Analysis and Critical Control Point. O que isto quer dizer em português? Em resumo, sua tradução poderia ser Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos.
O HACCP não se refere, contudo, a quaisquer perigos. Quando ouvimos falar disto, trata-se de algo que tem que ver com a manipulação dos alimentos. Em outras palavras, trata-se de um sistema de gestão em segurança alimentar. Por esta razão, todos os hotéis, restaurantes, pastelarias e mesmo escolas que servem refeições aos alunos precisam de ter pessoal formado e habilitado no HACCP. Um dos principais problemas relacionados ao segmento de alimentação é o risco de contaminações e exposição a agentes microbiológicos, para além da validade e frescura dos alimentos e da limpeza e controlo nos métodos de processamento e preparo.
O HACCP possui regras de controlo que relacionam-se a todas as etapas dentro de uma empresa ou organização na qual haja a manipulação de alimentos:
A formação em Higiene e Segurança Alimentar, assim sendo, é obrigatória para todos os que manipulam alimentos em empresas ou estabelecimentos, em qualquer ponto deste processo.