O Uber , o Cabify, o Bolt e outras plataformas ganham espaço em Portugal e novos motoristas todos os meses. Para operar desta forma no país, é preciso cumprir formação e garantir o certificado do TVDE. Porém, a principal dúvida dos candidatos a condutor pelas plataformas digitais não tem que ver com a lei, mas sim com os ganhos.
Motoristas do Uber e outras podem operar diretamente com a plataforma ou por meio de empresas parceiras do Uber. Evidentemente, a primeira forma oferece a possibilidade de lucros maiores, embora estas empresas argumentem que há "menos oferta de clientes" ao operar fora das parcerias.
A angariação de clientes para o motorista é sempre feita exclusivamente através da plataforma e do app do Uber ou Cabify. Deste modo, as empresas parceiras não oferecem nada além de uma "permissão" para operar. Assim sendo, cumprir por conta própria a formação e os requisitos para operar como TVDE sempre irá gerar melhor retorno.
Mas quanto se ganha?
Bem, alguns levantamentos dos jornais e entrevistas com motoristas indicam que, embora os ganhos possam ser diferentes conforme a cidade e a região de atuação, há duas médias a considerar: o trabalho a tempo inteiro e o "part-time". Conforme investigou o Grupo IFT, operar em part-time poderá ser uma saída mais eficaz. Muitos motoristas conseguem faturar por volta de €500 líquidos, já descontada a comissão das aplicações. Como operam por conta própria, sem depender das empresas parceiras, não pagam a esta comissões adicionais, apenas ao Uber ou Cabify em si.
Em tempo inteiro, a média de ganhos pode chegar ao dobro disto, porém depende de outros fatores como horários de pico e laborais. Muitas vezes, estar à disposição a tarde toda gera menos corridas do que estar a conduzir apenas nos horários de entrada e saída das empresas.
Motoristas que escolhem folgar na segunda-feira e terça-feira e operar no fim de semana também costumam ganhar até 20% ou 30% mais do que aqueles que operam somente nos dias de semana. O TVDE, é claro, exige custos de manutenção com o carro e despesas outras relacionadas à viatura. Ainda assim, quem operar com carros em bom estado pode criar um bom fluxo de complementação de um ordenado outro que possua ou garantir até 2 ordenados mínimos mensais, a depender da estratégia de horário e zona que define para operar.