Investir em autoconhecimento é designar esforços para entender a si mesmo em todos os âmbitos. Com a compreensão profunda de si, é possível descobrir as suas qualidades, capacidades, bem como os pontos que devem ser melhorados. Hoje em dia, a maioria das grandes empresas, com poderosos departamentos de recursos humanos, estão a buscar candidatos que já venham preparados neste sentido. Investir no autoconhecimento, em alguns aspetos, tornou-se tão importante quanto investir numa licenciatura ou num mestrado.
Como investir no autoconhecimento?
O autoconhecimento exige sempre, é claro, uma disposição da sua parte para que seja desenvolvido. Dito isto, há formações hoje no mercado cujo objetivo principal é o de desenvolver estas competências, genericamente nomeadas de "soft skills" pelos americanos. Em Portugal, ainda estamos a dar os primeiros passos na consolidação desta óptica no mercado de trabalho, porém se deseja estar à frente dos concorrentes, o melhor é investir nisto desde já.
Há formações gratuitas sobre este tema?
Há hoje toda sorte de palestras, tertúlia, cursos, sessões de coaching e formações a desenvolver e aplicar o autoconhecimento no contexto profissional. Há, ainda assim, poucas oportunidades neste campo cujo investimento seja mais baixo e de acordo com o perfil daqueles que geralmente buscam este tipo de formação.
Muitos dos que estão a buscar orientação e formação em autoconhecimento são pessoas desempregadas ou que visam a uma melhor empregabilidade. O investimento precisa ser racional e comedido e "cursos da moda" geralmente cobram preços caríssimos por umas poucas horas de formação e orientação, muitas vezes por profissionais que sequer possuem habilitações formais para tal.
Por isto, o Grupo IFT está a desenvolver formações dentro do escopo do Laboratório de Competências Profissionais, que além de atentar para o autoconhecimento no contexto da carreira, irá lhe oferecer conteúdos sobre diversos outros tópicos:
As "soft skills" são hoje importantes para profissionais e candidatos de qualquer área e, no plano de formação desenvolvido pelo Grupo IFT, tentamos incluir todas as competências mais buscadas pelas grandes empresas, tudo em um só programa. O Laboratório de Competências Profissionais é uma formação com duração de 50 horas, disponível como Formação Financiada para quaisquer formandos da Zona Norte de Portugal.
Entre hoje mesmo em contacto connosco e garanta a sua vaga nas próximas turmas que estão receber inscrições.