13 MAR 2019

A profissão de vigilante tem ganho corpo em Portugal e também em outros países da União Europeia. Em comparação com diversas outras profissões de nível secundário, as carreiras na área de segurança privada são algumas das que mais crescem na atualidade.

Alto nível de empregabilidade, aderência à contratação direta e contratual por uma série de empresas e flexibilidade praticamente inexistente em outras profissões, em termos de horários e também de número de serviços que cada profissional pode conseguir.

A carreira de vigilante é diferente de muitas outras, e oferece vantagens que são um diferencial no atual mercado de trabalho:

 

  • Flexibilidade de horários

  • Possibilidades de atuar em mais de uma empresa

  • Distância do estresse dos trabalhos em escritórios

  • Baixa incidência de doenças do trabalho e lesões ocupacionais

  • Facilidade de ingresso

  • Evolução salarial

  • Alta taxa de empregabilidade

  • Relação direta com setores da economia em crescimento, como o turismo

 

Porém, a grande responsabilidade do profissional de segurança privada exige um registo e uma certificação específicos. Para ser considerado apto para exercer esta profissão, necessita de frequentar o Curso de Formação de Vigilante de Segurança Privada, que é destinado apenas a quem nunca teve contacto com a área. Quem frequenta esta formação com aproveitamento irá obter acesso ao cartão MAI emitido pela Secretaria-Geral da Administração Interna.

Para os profissionais que já dispõem da formação específica na área e do cartão MAI, há ainda a necessidade de constante renovação e reciclagem, mediante frequência em formação específica, realizada a cada 5 anos.

A despeito da obrigatoriedade do cartão MAI para atuação na segurança privada em território português, o investimento na formação e no cartão são bastante baixos se comparados ao montante necessário para que se invista em outras carreiras.

A carreira na segurança privada oferece um rápido ingresso, um investimento baixo e, nos dias de hoje, uma garantia de empregabilidade que pouquíssimas outras áreas são capazes de oferecer.